Disfunção erétil: indivíduo com mais idade tem maior chance de ter o problema – Dr. Celso Dantas – Tratamento e Cirurgia do Cálculo Renal

Pça Saens Peña, nº 55 . Sala 603 Tijuca (RJ). CEP: 20.520-090

Horário de Atendimento : Segundas, quartas e sextas, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Terças, das 9h às 12h.
  Telefones : (21) 2568 6946 / 2284 6344

Disfunção erétil: indivíduo com mais idade tem maior chance de ter o problema

A definição mais comum de disfunção erétil é a incapacidade de obter e ou manter uma ereção com rigidez peniana suficiente, para uma atividade sexual satisfatória. A disfunção erétil pode ter como causa fator vascular (doença do endotelio), fator neurológico (AVC, esclerose múltipla, traumatismos raquimedulares, neuropatia diabética, neuropatia alcoólica etc), fator endócrino (casos de diabetes e disfunções dos hormônios sexuais) e o uso de drogas lícitas (antihipertensivo, diuréticos e drogas que atuam no sistema nervoso central como os antidepressivos, antipsicóticos e anticonvulsivantes, além das drogas usadas para dislipidemias).

A faixa etária mais prevalente para o aparecimento de disfunção erétil é a partir dos 40 anos. Portanto, o indivíduo com idade mais avançada tem maior chance de desenvolver o problema. O fator psicogênico sempre está presente nos casos em que o paciente apresenta disfunção erétil, podendo, em alguns poucos casos, ser a causa do distúrbio, que pode se apresentar em grau leve, moderado ou severo.