Riscos urológicos dos anabolizantes – Dr. Celso Dantas – Tratamento e Cirurgia do Cálculo Renal

Pça Saens Peña, nº 55 . Sala 603 Tijuca (RJ). CEP: 20.520-090

Horário de Atendimento : Segundas, quartas e sextas, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Terças, das 9h às 12h.
  Telefones : (21) 2568 6946 / 2284 6344

Riscos urológicos dos anabolizantes

Na busca do corpo perfeito, muitos jovens arriscam aumentar a massa muscular fazendo uso abusivo da testosterona, mesmo quando as suas taxas hormonais encontram-se em níveis considerados normais. O mesmo acontece no caso das pessoas que querem intensificar o desejo sexual.”

Os esteroides anabolizantes são drogas derivadas da testosterona e produzidas em laboratório, tendo como indicação a substituição desse hormônio em pessoas que apresentam taxas deficientes da substância no organismo. A reposição hormonal é feita através de medicamento oral, injetável ou gel aplicado sobre a pele.

Segundo o Centro Brasileiro de Informações Sobre Drogas Psicotrópicas, o consumo descontrolado de anabolizantes atinge 3,3 % da população mundial. O uso excessivo de esteroides anabolizantes pode causar efeitos colaterais transitórios ou permanentes. Por isso, é importante a aplicação do hormônio ser feita de forma segura por um médico, que irá avaliar as dosagens adequadas para cada paciente, assim como os seus benefícios. Dessa forma, o indivíduo poderá desfrutar do aumento de massa muscular, óssea e ter maior disposição, especialmente os usuários com idade acima de 60 anos.