Procedimentos Cirúrgicos | Pedra no Rim - Tratamento e Cirurgia do Cálculo Renal

Pça Saens Peña, nº 55 . Sala 603 Tijuca (RJ). CEP: 20.520-090

Horário de Atendimento : Segundas, quartas e sextas, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Terças, das 9h às 12h.
  Telefones : (21) 2568 6946 / 2284 6344

Procedimentos Cirúrgicos

Breast-Lift-Surgery

Com o avanço tecnológico ocorrido nos últimos anos, atualmente as cirurgias para a retirada de cálculos renais são minimamente invasivas, resultando em menos dor e recuperação mais rápida para o paciente, com menor de internação hospitalar.

Em geral, o tratamento cirúrgico é indicado para pedras a partir de 5 milímetros e/ou quando o cálculo obstrui as vias urinárias, provocando dores mais difíceis de serem tratadas, além de outras complicações, como infecção urinária, náuseas e vômitos. Os cálculos menores são tratados de forma clínica, ou seja, sem necessidade de procedimento cirúrgico.

Um dos procedimentos mais indicados para tratamento dos cálculos renais é a Litotripsia intracorpórea a laser. Este tipo de cirurgia endoscópica serve para fragmentar o cálculo em pequenos pedaços, que são retirados pelo médico. Este tratamento pode ser usado em pedras localizadas no rim, no ureter ou na bexiga.

Após o procedimento, o médico pode precisar colocar no paciente um cateter chamado Duplo J, que funciona como um dreno, que é mantido no pós-operatório entre três e quatro dias. Mas, mesmo com este cateter, o paciente pode retomar sua vida, podendo inclusive, caso se sinta bem, fazer exercícios e ter uma vida sexual ativa.

As cirurgias convencionais (com incisão da pele e anestesia geral) ainda são realizadas em situações especiais, em que é preciso abrir o rim para retirada das pedras.

Conheça os procedimentos indicados para cada tipo de cálculo urinário:

 

 CÁLCULO RENAL

– Maior que 2 centímetros
1º Nefrolitotripsia percutânea;
2º Pielolitotomia laparoscópica.

– Menor que 2 centímetros
1º Litotripsia extracorpórea;
2º Nefrolitotripsia percutânea / Nefrolitotripsia ureteral com ureteroscópio flexível usando energia laser

 ciru_02

CÁLCULO DE URETER

– Entre 5 milímetros e 1 centímetro
1º Litotripsia extracorpórea;
2º Ureterolitotripsia a laser.

– Menor que 5 milímetros
Costumam ser eliminados espontaneamente pela urina.

* Cálculos menores de 6 milímetros, associados à dor refratária ao tratamento clínico e/ou infecção, devem ser tratados com Litotripsia a laser, com a maior brevidade.