Pça Saens Peña, nº 55 . Sala 603 Tijuca (RJ). CEP: 20.520-090

Horário de Atendimento : De segunda à sexta, das 9h às 19h
  Telefones : (21) 2568 6946 / 2284 6344

Quando visitar o urologista?

Embora boa parte da população não tenha o hábito de fazer visitas periódicas ao urologista, a consulta com o especialista deve ocorrer pelo menos uma vez por ano, mesmo que a pessoa não tenha nenhuma reclamação acerca de sua saúde. E a orientação vale para homens e mulheres a partir dos 20 anos. Visitar o urologista regularmente é muito importante para a prevenção e o diagnóstico de diversas doenças urológicas, como o cálculo renal, um problema relativamente comum entre os brasileiros e uma das condições médicas que mais causa dor ao paciente.

Pesquisas mostram que cerca de 8% das mulheres e 15% dos homens terão cálculo renal em algum momento da vida, e a prevenção é fundamental para enfrentar a doença. O urologista Dr. Celso Dantas recomenda a realização anual de exames de ultrassom, que permitem flagrar doenças renais, incluindo a pedra nos rins. E, quanto mais cedo for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, maior a chance de cura.

Prevenção é a palavra-chave

Mesmo para aquelas pessoas que nunca tiveram pedras nos rins e não apresentaram sintomas da doença, a consulta periódica é importante para que o urologista identifique possíveis fatores de risco.

Já para quem teve e eliminou um cálculo renal, a consulta é fundamental para evitar novos episódios. O risco de reincidência da pedra nos rins é de 50%, nos cinco primeiros anos. Na clínica Dr. Celso Dantas, após o tratamento – medicamentoso ou cirúrgico – os pacientes são acompanhados e orientados de forma preventiva para minimizar a chance de recidiva.

A visita ao especialista também ajuda a estreitar a relação médico-paciente, com benefícios para o paciente, que se sente mais confiante, e para o profissional, que pode conhecer melhor seu paciente, facilitando o diagnóstico precoce e, consequentemente, o tratamento.