Pça Saens Peña, nº 55 . Sala 603 Tijuca (RJ). CEP: 20.520-090

Horário de Atendimento : De segunda à sexta, das 9h às 19h
  Telefones : (21) 2568 6946 / 2284 6344

Sintomas do cálculo renal

back-pain-29562971

Uma dor aguda e intensa que surge de repente e se concentra inicialmente na parte inferior das costas e que depois pode irradiar para as regiões abdominal e genital. Este é o sintoma clássico das pedras nos rins. Esta dor, descrita como uma das piores que uma pessoa pode sentir, é resultado do deslocamento do cálculo renal pelas vias urinárias.

A cólica renal surge quando um cálculo fica impactado em algum ponto do ureter, canal entre o rim e a bexiga, seja porque o cálculo tem um tamanho maior ou o paciente tem um ureter mais estreito. Esse quadro pode levar, ainda, à obstrução do fluxo urinário e dilatação do sistema urinário, o que provoca a dor.

O cálculo renal é uma doença extremamente frequente no Brasil: estima-se que cerca de 15% da população tem ou terá cálculo renal em algum momento na vida. Contudo, nem sempre o problema é diagnosticado, porque o cálculo pode ficar parado no rim por meses ou anos, ou pode ser expelido naturalmente com a urina. Só quando ele se movimenta ou obstrui a via urinária é que costuma ocorrer a dor.

Outros sinais

A crise de cálculo renal também pode estar associada a outros sintomas, além da dor intensa. Os mais frequentes são: náuseas, vômitos e presença de sangue na urina. Alguns pacientes também apresentam desconforto (ou dor) ao urinar, além de sentirem uma necessidade urgente de urinar. Estes sintomas ocorrem quando o cálculo renal se aproxima da bexiga. Já quando estes sintomas são acompanhados de febre, fraqueza, calafrios e mau odor na urina, pode ser sinal de um quadro de infecção.

Caso você esteja em crise com cólicas renais, é importante procurar o atendimento médico imediatamente para alivio das dores. O aumento de ingestão de água pode auxiliar no processo de eliminação das pedras, mas é recomendado procurar um urologista, pois ele é o profissional que acompanhará seu caso, indicando melhor tratamento clínico ou cirúrgico.

Fique atento!

Cálculos renais pequenos podem ser expelidos junto com a urina, sem que haja sintomas, porém mesmo pequenas pedras também podem causar problemas ao passar pelo sistema urinário. Se você tem alguém na família que já teve pedra nos rins, consulte o urologista para realização de exames preventivos.